Dieta vegana funciona? Vale a pena?

A cada dia está ficando mais comum as pessoas tentarem optar por uma alimentação mais saudável e balanceada. Muitas opções são ofertadas, porém nem todos sabem que alimentem compõem uma dieta vegana.

Neste artigo, reunirei as informações principais sobre o veganismo, essa nova tendência que vem ganhando novos adeptos a cada dia que passa.

Escolha por ser vegano

Considerando dados de 2014, quando apenas 1% dos consumidores americanos se declaram veganos, hoje, esse número já corresponde a 6% dos americanos. Um salto enorme. Os motivos que fazem as pessoas virarem veganos são diversos.

Seja por questões de saúde ou por questões ambientais, a verdade é que a cada dia as pessoas estão cada vez mais preocupadas com si próprio e com o ambiente em sua volta.

Há alguns anos, a dieta vegana não era tão popular e muito menos tão conhecida. Mesmo que não se saiba todos os detalhes sobre, sempre alguma informação já chegou até você. Então, até quem não é adepto, sabe mais ou menos como funciona.

dieta vegana

Combate às mudanças climáticas

Uma das principais causas levantadas pelos veganos é causar menos impacto no meio ambiente.

A forma de produção dos alimentos, principalmente os de origem animal, é uma das formas que mais agride o meio ambiente, e muitos são adeptos do veganismo por conta disso.

Nem todo alimento vegano é saudável.

Um ponto importante, é que pode ser necessário buscar algum tipo de ajuda profissional caso você realmente não entenda nada sobre alimentos veganos.

A dieta vegana tem muitos benefícios à sua saúde, porém, algumas considerações devem ser levadas em conta.

É importante entender que uma dieta vegana não é apenas uma dieta que tem vegetais como base.

A dieta vegana é bastante rígida, se comparada a uma dieta vegetariana, por exemplo.

Termo “à base de plantas” é totalmente equivocado.

Esse tipo de dieta exclui todo alimento de origem animal, sendo 100% vegetal, excluindo inclusive os laticínios como queijo, manteiga, ovos e leite, por exemplo.

Por isso, seguir rigorosamente a dieta vegana exige uma disciplina e um certo conhecimento, pois, facilmente, você pode estar saindo da dieta sem sequer saber disso.

dieta vegana

Precisa de criatividade

Como a oferta de alimentos é mais restrita, você precisará ser criativo para encontrar alimentos substitutos que se enquadrem na dieta vegana. Queijo por exemplo, você deve substituir o de origem de leite animal pelo queijo de leite de castanha de caju.

Mas atualmente, existem muitas opções e locais que podem te ajudar a cozinhar os alimentos de maneira correta.

Precisará também conhecer bem os restaurantes que vai comer.

O ideal é olhar antes os cardápios online, assim você já vai com a certeza de que aquele ambiente vai realmente oferecer os alimentos que você precisa e pode consumir.

É importante ter um planejamento antes de se tornar adepto da dieta vegana para evitar frustrações. Veja antes quais opções você tem à sua mão e se, de fato, você vai conseguir cumprir os requisitos que ela necessita.

Assim, você vai ser muito mais feliz seguindo a dieta vegana corretamente.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.