Dieta vegana funciona? Saiba aqui

Se você quer começar uma dieta vegana é necessário saber mais sobre ela, qual o plano alimentar e todos os alimentos que são proibidos. O que sabemos e que é fato é que o consumo da carne vem diminuindo cada vez maispelo mundo todo.

Quando falamos sobre vegetarianismo falamos sobre uma dieta com a exclusão da carne, porém quando o desejo é para de consumir todos os alimentos que são de origem animal estamos falando sobre o veganismo.

Uma pessoa vegana, que segue uma dieta vegana, não consome nenhum tipo de carne e também não ingere leite, seus derivados e ovos, além desses alimentos, os veganos também evitam o consumo do mel e de ingredientes que contem corante que são obtidos através de insetos.

Os veganos também evitam de utilizar objetos, peças de roupa e acessórios que possuem couro, seda ou lã, maquiagens com insumos animais, cosméticos, assim como velas de cera de abelha e produtos de limpeza.

Além de tudo isso, o veganos não frequentam locais como zoológicos, circos ou parque que possuem animais que são utilizados como forma de diversão e lazer. Lugares que utilizam teste em animais também são condenados. Enfim, o veganismo ultrapassa as barreiras de uma alimentação, o veganismo é um estilo de vida.

A dieta vegana

Afinal, o que um vegano come? O que cardápio pode parar bem restrito pois possui muitas exclusões. Mas na verdade não é bem assim, o plano alimentar de uma dieta vegana se baseia na origem vegetal com muitas leguminosas, cereais, nozes, legumes, sementes oleaginosas, verduras e também frutas.

O cardápio é bastante amplo com um leque de alimentos a disposição. Uma pergunta muito comum é sobre a questão da proteína, não é porque um vegano não come carne que ele não consome esse nutriente, isso porque muitos alimentos que possuem proteínas são dos alimentos.

Dieta vegana

Exemplos de Alimentos permitidos na dieta vegana

  • Legumes, vegetais e saladas de folhas
  • Cebolinha e salsa
  • Bebidas vegetais, leite de amêndoa ou de castanhas
  • Cogumelos como shitake e shimeji.
  • Sementes e grãos, semente de abobora, gergelim branco e preto, semente de girassol, quinoa e chia.
  • Leguminosas como feijões, lentilhas, grão de bico, ervilhas, soja e amendoim.
  • Oleaginosas como amêndoas, nozes, castanhas, avelas, linhaça, sementes de girassol, chia, gergelim e semente de abóbora.
  • Cereais como trigo, aveia, arroz, amaranto, quinoa, milho e centeio.
  • Vegetais como rúcula, mostarda, espinafre, almeirão, atalonha, taioba, couve, agrião, brócolis.
  • Brotos como alfafa.
  • Batata doce
  • Algas
  • Frutas como damasco, ameixas, tâmaras

Dieta vegana

Vantagens da dieta vegana

Não consumir carne garante benefícios como diminuir a incidência do câncer e de problemas no coração. Outros benefícios é que também ajuda no combate a obesidade, evita o intestino preguiçoso. Com o consumo dos alimentos permitidos você terá mais saciedade.

Desvantagens da dieta vegana

Não consumir carne pode deixar o seu metabolismo mais lento e seu organismo não terá a vitamina b12 que é muito importante para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a produção dos glóbulos vermelhos.

É indicado que você complete sua alimentação com suplementos enriquecidos com esses nutrientes.

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