Dieta Detox o que São? Confira Aqui

Uma das alternativas para iniciar um estilo de vida mais saudável, é procurar seguir alguma categoria de dieta. As dietas ajudam no controle alimentar, direcionando quais alimentos devem ser consumidos e quais são necessários se abster.

A dieta detox é uma das dietas existentes. O nome dela representa o que ela faz: é desintoxicante. As pessoas que fazem essa dieta afirmam que a fazem para desintoxicar o corpo.

Muitos alimentos da modernidade são processados e industrializados, contendo muitos elementos químicos em sua composição, como conservantes e corantes, além de serem ricos em gorduras e carboidratos.

Um dos exemplos das comidas modernas são os refrigerantes, ricos em açúcares, portanto, carboidratos. Há também os famosos fast foods, ricos em gorduras trans, sendo bastante prejudiciais à saúde.

Nesse sentido, as dietas detox servem como uma espécie de mudança nos hábitos alimentares, visando evitar o consumo de alimentos tóxicos para a saúde.

Nessa categoria de dieta, o foco da alimentação é nas frutas, verduras, legumes, grãos e sopas. O hábito alimentar passa a ser mais natural, evitando produtos vindos da indústria. Há também o consumo dos famosos sucos verdes detox.

Os especialistas afirmam que, embora a dieta detox seja bastante útil, ela não deve ser adotada de imediato e sem planejamentos. Isso porque, nem todas as pessoas se acostumam de uma maneira rápida a abolir certos alimentos do cardápio.

Deixar de comer fast foods e outras categorias de alimentos tão desejados de uma maneira rápida pode desestimular as pessoas de fazerem a dieta. Além disso, do ponto de vista do paladar, os alimentos da dieta detox podem não ser tão atrativos.

Portanto, é preciso adotar esta categoria de dieta de maneira gradativa. Sempre ir se acostumando de pouco a pouco é bastante importante, antes decidir radicalmente adotá-la.

Dieta Detox o que São

Como fazer uma dieta detox

Uma das dicas para quem quer começar a fazer a dieta detox sem sentir de imediato os efeitos do abandono das comidas processadas, é focar nos alimentos saudáveis que são mais atrativos.

Ao invés de começar tomando sopa e comendo vegetais, opte por focar em consumir carnes saudáveis, como peixes, e comer grãos que tenham um gosto mais atrativo. Isso estimulará na continuação da dieta.

Lentamente, vá inserindo nos seus hábitos alimentares as frutas e legumes. Dê preferência aos orgânicos. A ideia da dieta detox é “desintoxicar o corpo”, então nada de alimentos que contenham agrotóxicos.

Uma boa prática é iniciar o dia tomando o café matinal com variedade de frutas, misturadas com aveia e nos pratos mais reforçados do dia, incluir ovos, peixes, legumes e verduras.

Nas opções de bebidas, escolha os líquidos naturais. Beba sucos de frutas naturais e água de coco, por exemplo. Tenha em mente que a dieta detox consegue eliminar os líquidos corporais que causam inchaço, então você precisa estar se hidratando.

Embora seja uma dieta que opte por alimentos mais saudáveis e naturais, a dieta detox não é recomendada para certos grupos de pessoas, como adolescentes e crianças, além de mulheres grávidas.

As crianças e adolescentes estão em fase de crescimento, então precisam de uma dieta mais reforçada para crescer. As mulheres grávidas também precisam de uma alimentação mais cuidadosa, pois precisam cuidar do desenvolvimento do bebê.

Dieta Detox o que São

Em qualquer situação, sempre consulte um especialista da área de saúde, a exemplo de um nutricionista, antes de tomar a decisão de seguir qualquer categoria de dieta.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.