Melhores Leguminosas para dieta [Leia na resenha]

Apensar de serem conhecidas como leguminosas, na verdade são grãos que ficam contidos em vagens ricas em tecido fibroso e que são mais que importantes no nosso cardápio diário pois possuem muitos nutrientes importantes para nosso organismo.

Estas leguminosas são muito ricas em ferro, cálcio, zinco, fósforo, vitaminas do complexo, potássio e em ácido fólico. Fora isso, elas possuem muita fibra e pouca gordura.

Quando consumimos leguminosas em nossa dieta, temos a sensação de maior saciedade, tendo mais controle com fomes repentinas e também com os picos de glicemia, o que ajuda no controle de diabetes. Além disso, as fibras que encontramos nestes grãos previnem a constipação.

Podemos consumir as leguminosas cozidas ou em forma de broto, com a variedade de tipos que encontramos no Brasil, conseguimos ter uma dieta muito variada e toda baseada em alimentos naturais e nutritivos, sendo eles econômicos e muito gostosos.

Quando combinadas com cereais integrais, nós conseguimos montar um prato completo com todos os tipos de aminoácidos para que o organismo funcione corretamente. Depois de muito tempos consideradas como alimentos pobres, as leguminosas foram finalmente descobertas como preciosas fontes de sais minerais e proteínas.

Leguminosas ricas em ferro

Vamos falar das principais leguminosas que possuem uma quantidade maravilhosa em ferro.

  • Feijão: os feijões são muito ricos em ferro, magnésio, cálcio, fibras, proteínas e vitaminas do complexo B.
  • Grão-de-bico: Uma ótima fonte de minerais, proteínas, fibras, ferro, magnésio, cálcio, potássio, vitaminas do complexo B e fósforo.
  • Soja: Fonte de proteínas, vitamina K, fibras, ferro, cálcio, magnésio, fósforo e zinco para todo o organismo.
  • Amendoim: rico em ferro, potássio, zinco e vitaminas do complexo B.
  • Ervilha: Possui uma grande quantidade de fósforo, minerais, potássio, fibras, zinco, ferro e as vitaminas do complexo B
  • Tremoço: Possui um alto teor de proteínas, fósforo, potássio, ferro, vitaminas E e B e cálcio.
  • Lentilha: possui fibras insolúveis e solúveis, magnésio, ferro, proteínas e vitaminas do complexo B.

Feijão

Aqui no Brasil, uma leguminosa muito consumida é o feijão, seja ele o feijão preto, feijão branco, feijão vermelho, entre muitos outros tipos, todos eles são muito nutritivos e uma ótima fonte de cobre, fósforo e ferro. Além disso o feijão possui uma alta quantidade de fibras que ajuda muito na constipação.

Melhores Leguminosas para dieta

Grão-de-bico

Essa leguminosa é muito versátil e gostosa, é muito boa para preparar em sopas, saladas, caldos e salsas. O grão-de-bico é muito tico em ferro, potássio, magnésio e em cálcio, além disso ele também possui a vitamina A, zinco e cobre.

Ele é umas das melhores fonte de proteína vegetal entre as leguminosas, pois além de todas essas substancias, ele também é rico em fibras que regulam nosso intestino, mantém a glicose equilibrada. O magnésio desta leguminosa é ótimo para a circulação cardíaca e assim reduz o risco de enfarte.

Estas são algumas das leguminosas que são mais ricas em muitas substancias que são muito benéficas para nosso organismo, que podem ser encontradas em todos os lugares, com fácil acesso além de preços acessíveis para qualquer dieta.

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published.