Chá de gengibre faz bem?

Conhecido por suas propriedades benéficas para a saúde, o gengibre é uma raiz muito utilizada na culinária, seja em pratos salgados, carnes, temperos, sopas ou em sobremesas, como nos famosos biscoitos de natal.

O gengibre é uma raiz da família Zingiberaceae, que tem suas origens em ilhas do continente asiático, mas que se espalhou pela culinária do mundo por suas propriedades medicinais.

Uma das maneiras de aproveitar as propriedades dessa raiz é utilizá-la tomando sua infusão, ou seja, chá de gengibre. Saiba quais são as propriedades do gengibre e se é bom para saúde tomar o chá dessa planta!

Benefícios do gengibre para a saúde

O gengibre é uma raiz que tem vários benefícios para a saúde, inclusive ajudar no controle da pressão alta, auxiliar no combate à má digestão e o relaxamento dos músculos, diminuindo as dores musculares.

Além disso, o gengibre tem alta concentração de anti-inflamatórios e antioxidantes que previnem muitas doenças, incluindo artrite e refluxo. Agora saiba os benefícios de tomar o chá de gengibre para a saúde!

Chá de gengibre

Benefícios do chá de gengibre

Tomar o chá de gengibre proporciona vários benefícios, como:

  • Ação anti-inflamatória: o chá de gengibre é rico do gingerol, uma substância química que compõe o gengibre e auxilia para prevenir as inflamações e dores na garganta.
  • Ajuda no emagrecimento: beber chá de gengibre ajuda a queimar gorduras no corpo e a perder líquidos corporais que estejam em excesso. Isso é possível porque o gengibre atua como um agente diurético e termogênico.
  • Combate o envelhecimento da pele: por conter muito antioxidante, consumir o chá do gengibre tarda o processo de envelhecimento da pele, pois os antioxidantes combatem os radicais livres que prejudicam nossa pele.
  • Fortalece o sistema cardiovascular e nervoso: o gengibre é uma raiz que contém propriedades que ajudam no relaxamento dos vasos sanguíneos, evitando doenças relacionadas ao sistema nervoso e coração.
  • Previne contra diabetes: o chá de gengibres ajuda a evitar a diabetes, pois o gengibre é rico em antioxidantes e anti-inflamatórios que auxiliam a insulina, hormônio que controla o nível de açúcar no sangue.
  • Melhora a digestão: pelas propriedades presentes no gengibre, consumir o chá dessa raiz ajuda numa melhor digestão, pela quantidade de antioxidantes em sua composição, melhorando a flora intestinal.

Chá de gengibre

Quem deve evitar o consumo de chá de gengibre

Nem tudo é perfeito. Apesar das grandes qualidades do gengibre, é preciso cuidado da parte de alguns grupos de pessoas ao consumi-lo, seja na sua forma natural ou tomando o seu chá.

O chá de gengibre deve ser evitado por pessoas que sofrem de pressão alta. Alguns efeitos colaterais podem ser sentidos, inclusive atrapalhando o efeito da medicação anti-hipertensiva, por isso, é preciso de cuidado e acompanhamento médico.

Se você sofre de insônia, muita calma e equilíbrio ao consumir o gengibre ou o chá. Por auxiliar no sistema nervoso central do nosso corpo, o chá de gengibre pode fazer o corpo entrar em um ritmo mais acelerado, dificultando a chegada do sono.

As grávidas também precisam de cautela ao consumir gengibre em suas várias formas, incluindo o chá. Sempre é preciso o auxílio dos profissionais da saúde antes de adicionar algo em seu cardápio!

Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *